domingo, 7 de abril de 2013

Açaí caseiro nutrivo!

Hoje é domingo e nada melhor do que um alimento saudável e energético o suficiente para dar disposição para os últimos momentos do fim de semana. Que tal um açaí saboroso, nutritivo e o melhor : COM MENOS CALORIAS QUE O TRADICIONAL?!

Vamos à receita:
Ingredientes:
1) Duas polpas de açaí (compra no mercado, não é cara, custa aproximadamente 0,60 centavos a unidade de 100g, e a mais saudável é a Brasfrut).



2) 2 bananas da prata médias.
3) 6 morangos.
4) 6 unidades de castanha de cajú ou do Pará, ou nozes, ou amêndoas.

Modo de preparo:
Bate no liquidificador as polpas de açaí junto com as duas bananas. Depois de pronto coloca em um recipiente e por cima os morangos cortados em rodelas. A oleaginosa escolhida em pedaços pequenos, ou triturados no liquidificador por cima junto com os morangos.




Cada 100g dessa polpa de açaí (1 pacotinho) possui 49kcal, o que nos faz perceber que o que realmente  calórico no açaí tradicional que se come na rua é o xarope de guaraná adicionado à polpa. Esse xarope contém açúcar refinado em grande quantidade, corante, acidulante, conservante... O único ingrediente nutritivo é o extrato de guaraná, mas justamente por ele não está puro não se torna tão saudável.

Sendo assim, nada melhor do que uma receitinha mais leve e natural.

A banana é rica em potássio, vitamina C e vitamina B6. O morango é uma excelente fonte de potássio e vitamina C também, contém alto teor de ácido elágico, que funciona como antioxidante, além das outras vitaminas do complexo B e a K. E as oleaginosas possuem gorduras do bem, importantíssimas para o funcionamento do nosso organismo.

Então, bom apetite a todos!!!





2 comentários:

Unknown disse...

Nunca comi assim mas, como a receita é bem barata, vale a pena experimentar.

http://www.gestaopink.blogspot.com.br/

SuperCool disse...

Nadia, experimente sim! Depois conta pra gente! Beijos!