sexta-feira, 26 de julho de 2013

Tudo sobre óculos com Filipe Diniz (Feroce)

Você sabia que, assim como nós, nossos óculos precisam tomar banho? E que, como os estilistas de roupas, os designers de óculos precisam ficar atentos ao que vai ser usado muito antes antes da moda realmente chegar? Você usa óculos desde sempre, mas nunca parou pra pensar qual é o modelo certo pra você? Porque o óculos da sua irmã não fica bem em você? Tem curiosidade pra saber como eles são feitos? São muitas perguntas que, talvez você nunca tenha pensado, sobre uma área ainda pouco conhecida - mas muito cobiçada, principalmente pra quem gosta de estilo. 

Desde pequena até os dezoito anos eu usei óculos de grau. Depois fiz a cirurgia corretiva, mas ainda assim continuei com o vício de usar os escuros. Seja qual for o tipo de óculos que você precise, não tem como negar que um óculos bonito faz toda a diferença! Como viciada que sou, tenho uns 20 pares - não é exagero, mas já acho bastante! - e sempre tive curiosidade de saber como um óculos é feito: como ele é desenhado, no que os designers pensam para produzí-los, qual é o melhor material, que tipo de óculos fica bem em todo mundo...até que resolvi perguntar!

Aqui em Salvador (Lauro de Freitas, mais específicamente,uma cidadezinha colada com a capital, pra quem não conhece), existe a Diruf, uma marca de óculos bem diferente do que a gente está acostumado a ver por aí - cada óculos é pensado nos mínimos detalhes, para agradar a todos os clientes. Além disso, seu design é exclusivo. A Feroce, que é produzida pela Diruf, tem seus óculos criados pelo designer de óculos Filipe Diniz, que já trabalha há anos no mercado óptico. O foco da marca é o automobilismo, e eu achei a ideia fantástica, porque carros agradam pessoas de todas as idades e gostos! 
Entrei em contato com ele, e pedi para que ele desse uma entrevista aqui pro blog, e ele aceitou na hora! Aproveitei para perguntar tudo o que eu sempre quis saber sobre óculos, montagem, produção...espero que gostem!



DSC - Como a marca começou?
Filipe - A Feroce começou com a idéia de suprir uma carência do mercado óptico, e lançar uma marca masculina, para um público amante do automobilismo em geral, sem barreiras de marcas de carros ou modelos. Aqui, dos clássicos às maquinas mais modernas, são bem vindos.
Esse conceito é passado em toda a linha de produtos da marca, agradando à públicos de idades e gostos distintos.

DSC - Qual é o diferencial da marca?
Filipe - Nosso principal diferencial fora o conceito automobilístico é o design próprio e exclusivo de nossas peças. São raras as marcas brasileiras do mercado óptico que possuem design próprio. Isso, somado ao nosso vasto material de vitrine, tem nos diferenciado no ponto de vendas.

DSC - Com quanto tempo de antecedência vocês começam a criar os óculos?
Filipe - Do meu projeto ou desenho técnico, até a produção do produto ficar pronta, são longos 10 meses de espera. Por isso, precisamos sempre estar antenados com as tendências algum tempo antes.

DSC - Aonde você pega as idéias para criá-los?
Filipe - As idéias vêm de tendências mundiais adaptadas ao público brasileiro, sempre somadas aos conceitos e DNA da nossa marca. Acreditamos que esse é o segredo para a construção da imagem que queremos para o público.

DSC - O que é considerado na hora de criar um óculos confortável?
Filipe - Os óculos, independente de acessórios de moda e de tudo que ele representa esteticamente na sociedade, não podemos esquecer que eles são “orteses”. Ou seja, têm a principal função de corrigir os problemas de nossa visão. Para isso, levamos em consideração ângulos, dimensões e outras questões técnicas que facilitem a aplicação das lentes corretivas. Logicamente, conforto, leveza e durabilidade também estão dentro destes requisitos.

DSC  – Antigamente, usar óculos era motivo de vergonha pra muitas pessoas. Você acha que com as novas armações, mais diferentes, descoladas e divertidas, isso mudou?
Filipe - Os óculos têm ocupado cada vez mais o seu lugar como acessório. As pessoas hoje “assumem” que usam óculos e os escolhem para reforçar sua personalidade, combinar com seu estilo e comunicar quem elas realmente são! Se os “olhos são as janelas da alma”, os óculos são a moldura!

A diretoria

DSC  - Qual tipo de armação esta na moda, para homens e/ou mulheres? 
Filipe - Hoje a variedade é muito grande. As possibilidades de cores têm influenciado muito na escolha das armações de acordo com as estações do ano. Mas falando em formas, os óculos continuam grandes e marcantes, vemos cada vez mais lentes com formatos ovais principalmente para as mulheres. Os óculos curvados foram substituídos pelos mais retos e com o aro (ou contorno das lentes) mais grosso, com visual ainda retrô, mas sempre com novidades.
É bacana também apostar nos materiais. Madeira, fibra de carbono e outros, vão ter destaque nas próximas coleções.

DSC - Quais sao as suas armações preferidas?
Filipe - Depois de começar a trabalhar com óculos, minhas preferidas são as menos discretas. Gosto de armações de acetato texturizadas, gosto muito da fibra de carbono e da madeira também. As cores, é claro, prefiro o preto e amarelo da Feroce.

DSC -Tem gente que fica bem com qualquer óculos, e tem gente que sofre pra encontrar um bom, conheço até pessoas que emagreceram por isso! Isso acontece mesmo? Porque?
Filipe - Isso é comum principalmente no Brasil, onde temos um povo miscigenado por diversas raças. O nariz do Grego ou do Italiano é bastante diferente do nariz dos orientais e negros por exemplo. E assim, as armações não conseguem atender a todos da mesma maneira. Quando estamos projetando nossas coleções, pensamos muito nisso também. Procuramos fazer o maior mix de produtos possíveis, para atender ao máximo de etnias. 

DSC - Vocês tem algum óculos que "ficam bem em todo mundo?"
Filipe - Não, isso não existe! O óculos que fica bem na “Sandy” não pode ficar bem na “Dilma”. Existe sim algumas pessoas que ficam bem com quase todo tipo de armação. Normalmente são pessoas com peso regular, sem as maçãs do rosto muito salientes, formato de rosto oval e septo nasal (osso do nariz) mediano.

DSC - Como cuidar bem de seus óculos?
Filipe Nossos óculos precisam “tomar banho” assim como nós. O ácido úrico proveniente da nossa transpiração, assim como a maresia podem causar oxidações, problemas com a pintura da armação ou corrosão e mudança de cor. É importante lavar os óculos com água corrente e sabão neutro de preferência todos os dias. Levar consigo sempre o estojo também é importante para a conservação do produto e nunca deixar os óculos dentro do carro. Em locais muito quentes o carro se transforma em uma “estufa” e determinados materiais utilizados nas armações tendem à se deformar com a exposição prolongada de temperatura tão alta.

SuperCool, né? Eu não imaginava que um acessório tão pequeno tinha que ser tão minusciosamente pensado. Adorei! Obrigada, Filipe!

Para mais informações:

Um pouco da trajetória de Filipe






Um comentário:

André Santos disse...

eu ja vi essa loja aqui em Villas!!!! Não sabia que era tão legal assim, não....